Vitória de Sergio Perez no movimentado GP de Mônaco

Sergio Perez (Red Bull) fez história neste domingo como primeiro mexicano a vencer o GP de Mônaco na F-1. O piloto do #11 levou a melhor numa corrida movimentada, com o começo atrasado em uma hora e cinco minutos devido à chuva. E que ainda contou com a interrupção por bandeira vermelha após um acidente forte com Mick Schumacher (Haas). A estratégia do time do touro vermelho e uma decisão equivocada da Ferrari tiraram da equipe de Maranello a chance de confirmar o domínio da véspera. E arruinaram a corrida do pole Charles Leclerc.

Após um primeiro atraso (15 minutos) para permitir a troca no grid dos pneus slicks pelos compostos de pista molhada, os carros ganharam a pista atrás do safety car, mas ficou clara a dificuldade de enxergar em meio ao spray. Nova espera e, ainda em condições complicadas, o pelotão retornou ao circuito – Lance Stroll (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) bateram nas voltas de alinhamento.

Largada e Leclerc conseguiu manter a ponta seguido por Carlos Sainz, Perez e Verstappen. O monegasco era o mais rápido do quarteto de ponteiros e chegou a ter 4s6 de vantagem para o companheiro de equipe. Um dos primeiros a parar para ganhar pneus intermediários, Pierre Gasly (AlphaTauri) começou a registrar as melhores voltas. A dúvida nos boxes era justamente a do momento certo de troca para os primeiros.

Perez parou na volta 16. Na 19ª, o líder Leclerc e Verstappen também entraram, para voltar à pista com os intermediários. Sainz preferiu seguir, apostando na secagem do asfalto para usar os slicks, mas o mexicano se aproximava rapidamente. Quando o espanhol finalmente entrou no pitlane (slicks médios), Leclerc fez o mesmo e já então mostrou toda a irritação com a decisão da Ferrari. Perez e Verstappen também entraram em fila. E o piloto de Monterrey conseguiu retornar à frente de Sainz, enquanto o campeão mundial empurrou Leclerc para quarto.

Pancada

A corrida foi interrompida na 27ª, após a forte pancada de Mick Schumacher nos Esses da Piscina – o alemão perdeu o controle da Haas, bateu primeiro de frente, depois de traseira, o que partiu seu VF-22 ao meio. Apesar do susto, ele deixou o carro sem consequências. Depois da bandeira vermelha para reparação da barreira flexível de proteção, Perez (agora com pneus médios) manteve a ponta na relargada e chegou a abrir 2s7 para Sainz.

Com o menor desgaste dos pneus, o espanhol, com os duros, encostou no mexicano, trazendo consigo Verstappen e Leclerc. Os atrasos e paradas fizeram a corrida ser encerrada por tempo, na 64ª das 77 voltas, sem mudanças no pelotão. Um desapontado Leclerc ficou fora do pódio, enquanto George Russell (Mercedes) foi o melhor dos demais.

A seguir, Lando Norris (McLaren), Fernando Alonso (Alpine), mesmo com problemas de temperatura do motor; Lewis Hamilton (Mercedes), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Sebastian Vettel (Aston Martin) fecharam a zona de pontuação. Esteban Ocon (Alpine) cruzou em oitavo, mas foi punido com cinco segundos por um toque em Hamilton.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais