Com brasileiros, Roar abre temporada da IMSA em Daytona

Daytona começa a viver nesta sexta-feira a movimentação para uma das clássicas do automobilismo internacional: a Rolex 24 (24h de Daytona), primeira etapa da IMSA. A programação da prova dos dias 28 e 29 começa com a já tradicional sessão de treinos coletivos, o Roar Before the Rolex que, além de tudo, definirá o grid da maratona da endurance. Não mais com a corrida classificatória dos últimos anos, e sim com sessões convencionais de qualificação no domingo (22).

Entre os 61 carros inscritos, a principal atração é a estreia dos protótipos híbridos LMDh, reunidos na categoria GTP. A IMSA resgatou o nome usado nos anos 1980 e 1990, quando Porsche, Jaguar, Nissan, Toyota e Chevrolet (com o Intrepid) batiam rodas nas pistas norte-americanas.

A nova fase da principal classe conta com quatro marcas envolvidas oficialmente. Acura (Honda) e Cadillac (GM) já estavam na DPi e ganham agora a compania de Porsche e BMW. Sempre com os chassis de um dos quatro fabricantes homologados – Oreca (Acura), Multimatic (Porsche) e Dallara (Cadillac e BMW), com a Ligier chegando em 2024 (Lamborghini). Todos equipados com o sistema híbrido padrão.

Três brasileiros farão a temporada completa do campeonato norte-americano. Pipo Derani (campeão em 2021) segue na Action Express / Whelen Engineering, agora com status de piloto oficial da Cadillac no V-LMDh #31. Parceiro do paulista no título, Felipe Nasr defende a Porsche Penske Motorsport, com o 963 #7. E Augusto Farfus comanda o BMW M Hybrid V8 #24 da Rahal Letterman Lanigan.

Além deles, Hélio Castroneves, duas vezes vencedor das 24h de Daytona (e campeão da IMSA em 2020) reforça o time do Acura ARX-06 LMDh #60 da Meyer Shank Racing.

Fittipaldi

Pietro Fittipaldi fará todas as provas do calendário da LMP2 com o Oreca Gibson #51 da Rick Ware Racing. Em Daytona, terá como parceiros Devlin DeFrancesco e Austin Cindric, além do gentleman driver Eric Lux.

Na LMP3, Felipe Fraga volta ao comando do Ligier JS P320 #74 da Riley Motorsports, na expectativa de lutar pelo título da temporada, depois de conquistar a Michelin Endurance Cup (disputa que inclui as quatro provas de longa duração).

Também campeão da Endurance Cup, Daniel Serra será um dos responsáveis pela estreia mundial da nova Ferrari 296 GT3 na classe GTD Pro. Piloto oficial da Scuderia, o tricampeão da Stock está inscrito na #62 da Risi Competizione.

Na GTD (que inclui os pilotos com ranqueamento Silver e Bronze), Kevin Magnussen correria ao lado do pai, Jan, no Porsche 911 GT3R #53 da MDK Motorsports. Uma cirurgia na mão para a retirada de um cisto, no entanto, o deixa fora da Rolex 24.

Camilo

Brasil na pista também nos campeonatos de suporte. Thiago Camilo volta a participar do Michelin Pilot Challenge, com as cores da Toyota Gazoo Racing Latin America. Ele comandará um novo GR Supra GT4 ao lado de Javier Najri e Alfredo Quirós. O campeonato faz cinco sessões de treinos livres até domingo.

No caso da IMSA também serão cinco os treinos. As sessões de qualificação começam às 14h25 (de Brasília) de domingo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais