Dia de homenagens e preocupação em Spa-Francorchamps

Véspera de início dos treinos para o GP da Bélgica na melhor tradição de Spa-Francorchamps: chuvosa. O avanço na data da prova, que agora antecede a pausa de verão do Mundial de F-1; da F-2 e da F-3 não modificou uma característica típica da região das Ardennes. O que traz preocupação, envolvendo especialmente as categorias de formação.

Uma homenagem organizada por Pierre Gasly (Alpine) ajuda a explicar a ansiedade envolvendo o fim de semana. O francês depositou flores no trecho da pista (a reta Kemmel) em que o amigo Anthoine Hubert perdeu a vida na Sprint Race da F-2 em 2019. Mesmo setor em que o holandês Dilano Van’t Hoff perdeu a vida no começo do mês, na última visita da FRECA ao circuito.

Cautela

Com a possibilidade de chuva para os três dias, a expectativa é que o diretor-geral Niels Wittich e a equipe de adjuntos apostem na cautela no traçado de 7.004m. O próprio George Russell (Mercedes), presidente da GPDA, a associação dos pilotos da F-1, manifestou sua inquietação caso as condições limitem a visibilidade, especialmente nos trechos mais velozes.

Tudo leva a crer que largadas com o pelotão agrupado atrás do safety car; longas bandeiras amarelas (e mesmo interrupções com bandeira vermelha); atrasos nos horários de treinos e corridas serão medidas adotadas sem grandes questionamentos pela FIA. Que pode se ver diante de uma situação semelhante à da F-1 em 2021, quando apenas quatro voltas foram percorridas e Max Verstappen (Red Bull) foi declarado vencedor de um GP que, na prática, não existiu. Uma mudança na distribuição dos pontos feita justamente por causa do incidente torna menos improvável um cancelamento – pelo texto atual não haveria pontuação na corrida há dois anos.

F-2

Mudança no grid da FIA F-2 para a rodada dupla belga. O britânico Josh Mason vai estrear em um dos Dallara Mecachrome da PHM by Charouz, na vaga que era do norte-americano Brad Benavides. Com vitórias na F-3 inglesa (atual GB3) e na Euroformula Open, o piloto de 21 anos é o primeiro negro a competir na categoria imediatamente inferior à F-1 desde Jann Mardenborough, em 2015.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais