Mudança na programação do GP da Austrália, 16ª etapa do Mundial de MotoGP. Com o risco de fortes rajadas de vento para a tarde de domingo no circuito de Phillip Island, próximo a Melbourne, a promotora Dorna, em conjunto com a FIM, equipes e pilotos, decidiu antecipar para o sábado (1h10, de Brasília) a prova da categoria principal. Assim, a Sprint Race passa para as 0h de domingo – caso seja necessária a interrupção ou o cancelamento, o impacto é menor na pontuação do campeonato.
Com a nova programação, qualificação e GP acontecerão no mesmo dia – a definição do grid acontece a partir das 20h50 dessa sexta, pelo horário brasileiro, 10h50 no horário australiano. A tomada de tempos terá o atual campeão e líder da temporada Pecco Bagnaia (Ducati GP23 / Lenovo Ducati) novamente obrigado a passar pelo Q1 – na Indonésia ele não conseguiu superar a primeira fase e largou em 13º. Ainda assim, atacou para vencer a prova principal.
Seu rival na luta pelo título Jorge Martín (Ducati GP23 / Pramac Ducati) foi o quarto mais rápido da sexta-feira – Brad Binder e Jack Miller garantiram a dobradinha da equipe oficial KTM.
Além de Pecco, Fabio Quartararo (Yamaha YZR M1 / Monster Energy Yamaha); Marc Marquez (Honda RC213V / Repsol Honda), Miguel Oliveira (Aprilia RS-GP22 / RNF Cryptodata) também terão de lutar por uma das duas vagas entre os 12 que lutarão pela pole no Q1.
Moto2 e Moto3 (com Diogo Moreira, que vem da primeira vitória em Mandalika) tiveram suas corridas mantidas para o domingo.
Siga o Racemotor no: