Moara Sacilotti supera desafio do SARR com resultado de destaque

Estreia em grande estilo para Moara Sacilotti no South American Rally Race (SARR), da Argentina. Pioneira entre as mulheres no rally brasileiro, a brasileira foi a única mulher entre as motos no SARR e finalizou a competição em 5º lugar na categoria M2. A prova, que valeu como abertura do Campeonato Latino Americano de Rally e do Sertões Series, aconteceu nas regiões de Catamarca e Rioja, e percorreu cerca de 3 mil quilômetros, com desafios como as dunas gigantes de Fiambalá.

Os 3 mil km do SARR, foram divididos em 8 etapas (além do prólogo e super prime que antecederam as disputas de fato), com desafios nunca antes enfrentados pela piloto brasileira. Foi a primeira vez de Moara pilotando no deserto e navegando por rumo de bússola (CAP): “passamos por terrenos muito variados e difíceis de se pilotar, além das dunas extremamente fofas de todos os lados, tivemos muito fesh-fesh que é um pó extremamente fino e fundo em que a moto não obedece, e muitos quilômetros de areia com pedras e acho que esse terreno é o mais complicado.”

Em uma das etapas, Moara sofreu uma queda nas dunas e ao tentar levantar a moto, suas pernas afundavam na areia fofa, exigindo força física além do normal para conseguir desatolar a moto e seguir na prova. “Nesse dia eu fiquei exausta como nunca, mas eu só conseguia agradecer a oportunidade de estar lá, de pilotar em lugares únicos e competir em um rally tão bem organizado”.

Equipamento

Tudo no SARR foi novidade para Moara – os terrenos, a navegação, as temperaturas acima dos 45°C, o idioma. Além de muita técnica de pilotagem e preparo físico, o rally também exigiu um equilíbrio mental acima do que a piloto está acostumada no Brasil. Ela destaca ainda dos produtos das marcas que a patrocinam.

“A qualidade dos produtos que me apoiam foi fundamental para que eu conseguisse completar o SARR. A Baterias Pioneiro demonstrou uma superioridade incrível, já que tive que dar muitas partidas na moto com ela engatada, ventoinha ligada, farol aceso, equipamentos de navegação funcionando. Outros pilotos ficaram sem bateria no meio do deserto e passaram sufoco para sair, enquanto isso, eu estava muito tranquila. Também fui muito feliz na escolha de pneus, pilotei todos os dias com o Pirelli Scorpion XC MidSoft, que é um pneu macio, perfeito para o terreno arenoso, mas que resiste bravamente às longas distâncias das etapas do SARR. Destaque também para os conjuntos Toro Sports, que sobreviveram aos incontáveis espinhos na beira do caminho, além de me proteger deles!”.

Temporada

De volta ao Brasil, Moara segue na preparação para o Brasileiro de Rally que começa em abril no RN1500. “Agora é foco nas provas no Brasil, voltar ao sertão que eu adoro, mas sem sombra de dúvidas, pretendo voltar a competir no SARR”.

Ela espera que o sucesso de sua participação na prova argentina leve à criação de uma categoria Feminina no Latino, para valorizar e estimular a presença das mulheres. “Eu imaginava que, a exemplo do que acontece no Mundial, teríamos uma categoria Feminina no Latino, independentemente do número de participantes. Estou acostumada a competir com os homens, mas considero muito importante a categoria feminina, pois incentiva a participação de mais mulheres no rally. Espero que a FIMLA acrescente essa categoria na próxima temporada.”

Moara Sacilotti tem patrocínios de Baterias Pioneiro, Pirelli, Bieffe Capacetes, Motul, Toro Sports, Jus Whey, Caminhos das Serras. E representa a equipe MUSA – Mulheres Unidas Sertões Adentro.

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