Brasileiros entre os 10 no primeiro dia do Abu Dhabi Desert Challenge

Primeira das cinco etapas superadas no Abu Dhabi Desert Challenge, segunda prova do Mundial de Rally Cross-Country (W2RC). O dia reservou para pilotos e navegadores 248 quilômetros cronometrados com largada e chegada em Al Dhannah. Areia e dunas foram o prato do dia, como aliás será o caso na maioria do percurso.

Nos carros, Nasser Al-Attiyah foi o mais rápido da etapa, na estreia de Edouard Boulanger como seu navegador, no Prodrive Hunter T1U da Nasser Racing. O piloto catariano transformou a frustração pelo abandono no Dakar (e as críticas à Prodrive) em motivação para brigar por mais um título mundial. Guillaume de Mevius / Xavier Panseri (Toyota GR Hilux DKR T1U / Overdrive) ficaram a 3min08, com o argentino Juan Yacopini e o espanhol Daniel Oliveras (Toyota GR Hilux DKR T1U / Overdrive) em terceiro.

Lucas Moraes e o também espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR T1U / Gazoo Racing) completaram o estágio na quarta posição, a 6min32 de Al-Attiyah. Mesma posição e desvantagem na classificação geral. Marcos Baumgart / Kleber Cincea levaram o Prodrive Hunter T1U da X Rally à 14ª posição na classe Ultimate (+37min48). Já Cristian Baumgart / Beco Andreotti, com o outro Hunter do time, capotaram e, diante dos danos, preferiram não seguir adiante, retornando ao apoio mecânico.

UTV

Na classe Challenger (T3) dos UTVs, vitória de Austin Jones e Oriol Mena, com o Can-Am Maverick X3 da Can-Am Factory. Mena substitui o catarinense Gustavo Gugelmin, que preferiu não disputar o W2RC este ano. Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) lideraram boa parte da especial e terminaram em sétimo, a 12min34. Na SSV (T4), primeiro lugar para os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro (Can-Am Maverick / Can-Am Factory).

Motos

Sobre duas rodas, a ausência dos times oficiais Honda, KTM e GASGAS abriu espaço para pilotos normalmente coadjuvantes. Sul-africano que vive nos Emirados, Michael Docherty (Husqvarna 450 Rally / SRG) superou o compatriota Aaron Mare (Hero 450 Rally / Hero MotoSport). Favorito à prova, Ross Branch, vice-campeão do Dakar, enfrentou problemas no motor, perdeu 28min20 e foi o sexto.

Nesta quarta (28) a segunda etapa do Abu Dhabi Desert Challenge leva os competidores de Al Dhannah a Mezaira’a, com 239km cronometrados e 88 de deslocamento.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais