Áustria dá sinal verde para rodada dupla da F1 em julho. Agora é com Liberty e FIA

Se depender das autoridades austríacas, o país centro-europeu será mesmo o palco das duas primeiras corridas da temporada no Mundial de F1. O ministro da Saúde Rudolf Anschober aprovou o planejamento apresentado pela Red Bull para que o traçado de Zeltweg (Red Bull Ring) receba o circo nos dias 5 e 12 de julho, sempre com portões fechados. Segundo ele, as medidas de precaução e proteção previstas se enquadram nas exigências previstas para esta fase da pandemia de Covid-19.

“O fator primordial é a estreita colaboração entre os organizadores e as autoridades regionais e locais de saúde”, destacou o ministro, satisfeito com a proposta. Mesmo caso do governador da província da Styria, Hermann Schützenhöfer. Ele fez questão de agradecer o empenho de Dietrich Mateschitz, homem-forte da Red Bull. “Estamos muito felizes com a possibilidade de começar o campeonato em nossa região. É um anúncio inestimável e nos orgulha poder enviar imagens de nosso território para todo o mundo”, reporta o jornal Salzburg Nachrichten.

Gestor do projeto de Mateschitz para o automobilismo, Helmut Marko garantiu que tudo estará a postos para o sucesso da iniciativa. “Falta pouco mais de um mês, mas estaremos prontos. É muito importante que a F1 comece. Como austríaco, fico feliz que seja pelo país”.

Entre as medidas sanitárias previstas estão a testagem de boa parte ou mesmo todo contingente que atuará no Red Bull Ring ao entrar no país e a separação dos times em hoteis diferentes, com o uso em massa de equipamentos de proteção individual. A Áustria já retomou algumas competições esportivas, o que inclui o futebol, sem público.

Calendário

A expectativa é de que o calendário da fase europeia do Mundial seja confirmado no começo da semana pela Liberty Media e pela FIA. Segundo a versão divulgada pela imprensa especializada do continente, depois das provas na Áustria o circo irá ao Hungaroring, no dia 19. Em seguida, seria respeitada quarentena de 14 dias para a rodada dupla em Silverstone, como quer o governo britânico – os GPs aconteceriam em 2 e 9 de agosto.

Em seguida, Barcelona (16); Spa-Francorchamps (30) e Monza (6 de setembro, data original, com previsão de presença de público) completariam a primeira fase.

Das demais paradas, Azerbaijão, China, Vietnã, Bahrein e Abu Dhabi aparecem com grande possibilidade de confirmação. O Japão dependerá do entendimento das autoridades locais, enquanto a Rússia tem como obstáculo o ainda elevado número de casos de Covid.

A principal preocupação envolve a fase americana do calendário. O COTA, em Austin (Estados Unidos) tem cancelado seus eventos previstos. A vinda ao México dependeria da realização das demais provas na região, por questões logísticas. No Brasil, além da incidência da doença, o fato de que São Paulo é seu epicentro, embora o prazo até novembro permita uma melhora.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais