Extreme E confirma formato inovador das corridas

A série Extreme E chega em 2021 com direito à última etapa no Brasil e as peças do quebra-cabeças vão sendo reveladas. A disputa off-road com buggys Odussey 21 movidos a eletricidade – cria do mesmo Alejandro Agag que transformou a Fórmula E num fenômeno global -; aposta na pegada ambiental e também num formato inovador de competição. Que foi detalhado pela organização da categoria.

Os X Prix serão disputados com séries de corridas (com quatro equipes em cada) de duas voltas por um circuito de, em média, 16 quilômetros. Cada passagem será feita por um dos pilotos do time – um homem e uma mulher.

Os vencedores das provas de qualificação (duas) avançam direto à semifinal, enquanto os demais têm de disputar uma ‘Crazy Race’; repescagem em que apenas o melhor prossegue na disputa. Até que restem os quatro que lutarão pela vitória final.

E se a Fórmula E é uma das inspirações (o formato do fim de semana lembra um pouco o adotado no rallycross); o ‘attack mode’ na terra será o Hyperdrive. Um boost na potência proporcionado a quem conseguir o salto mais longo na primeira passagem por um obstáculo que fará parte do traçado.

Até agora seis equipes estão confirmadas: HWA, Abt, QEV Technologies), Veloce (parceria entre Jean-Eric Vergne e Adrian Newey) e as norte-americanas Ganassi e Andretti. A primeira temporada começará por Dakar, no Senegal, em 23 e 24 de janeiro. E se encerrará em Santarém, no Pará, de 29 a 31 de outubro.

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